Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > News > Santander Universidades: Aluna da UFCG apresenta experiências de intercâmbio na Argentina
Início do conteúdo da página

Santander Universidades: Aluna da UFCG apresenta experiências de intercâmbio na Argentina

Published: Friday, 29 September 2017 14:40 | Last Updated: Monday, 11 June 2018 16:05 | Hits: 3299

A aluna Elizandra Sarana Lucena Barbosa, concluinte do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFCG, ministrado no Centro de Desenvolvimento Susntentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, participou de um intercâmbio na Universidad Nacional del Litoral, na Argentina, através do Programa Santander Universidades, no período de março a agosto deste ano.

Com o objetivo de apresentar a experiência da estudante nesse intercâmbio, foi realizada no último dia 5, uma palestra pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Desenvolvimento Susntentável do Semiárido (CDSA), sob coordenação do professor tutor Luiz Antônio Coêlho.

"Durante quase seis meses de experiência no intercâmbio na Argentina, foi extremamente gratificante retornar ao Brasil com uma bagagem cheia de aprendizagem, oportunidades, conhecimentos, amizades, e principalmente amadurecimento. Estar em contato com outras culturas, idiomas, costumes e valores resultou na edificação do meu crescimento pessoal, acadêmico e profissional", falou a estudante.

"Enquanto experiência acadêmica, tive a oportunidade de cursar três disciplinas que subsidiaram a realização de trabalhos comparativos entre Brasil e Argentina: 'Gestión y Políticas Publicas, Economia Social y Solidária' e 'Español para extranjeros'. Além do envolvimento em projetos no Centro de Emprendedores de la Economia Social y Solidária levando a experiência do Banco Palmas como referência. Essas oportunidades foram possíveis, graças ao elevado nível de ensino pela Universidad Nacional del Litoral, que se encontra em terceiro lugar no ranking internacional entre todas as instituições de ensino superior da América Latina".

Dentre essas disciplinas cursadas, a estudante destaca que realizou um comparativo entre o Orçamento Participativo implementado no Estado da Paraíba e em Santa FE, na Argentina, que foi apresentado durante uma das aulas. "Na construção do meu trabalho de conclusão do curso de Gestão Pública, tive o ensejo de entrevistar a coordenadora geral e boa parte da equipe que estão envolvidos no funcionamento da Reserva Ecológica Costanera Este – Ciudaduniversitária, conhecendo e compartilhando conhecimentos sobre essa área".

Ela também fez parte do clube de conversación de portugués, contribuindo para a disseminação da língua portuguesa e a troca de conhecimentos entre brasileiros e argentinos. "Convivi e fiz parte da Asociación Brasileira Santa Fe, que é o resultado de um trabalho desenvolvido por uma linda família brasileira e argentina com o objetivo de ajudar pessoas que estão fora do país de origem, além de disseminar a cultura e grandeza do Brasil".

De acordo com a estudante, um marco muito significativo durante o intercâmbio foi a entrevista concedida para a TV local da Argentina. "Na entrevista compartilhei a experiência enquanto Campo de Públicas-CP sobre a importância de fortalecer a profissionalização da gestão pública na construção de um perfil profissional qualificado. Foi um momento importantíssimo para dar visibilidade ao Campo de Públicas a nível internacional". "Toda essa vivência com o meio acadêmico/profissional resultou na criação de uma rede por diversos países, no qual esse vínculo e contato é fortalecido mesmo após o término do intercâmbio".

"Participar de um intercâmbio é sinônimo de crescimento e amadurecimento. É conseguir aprender diariamente com pessoas, costumes, culturas e idiomas totalmente distintos, e a consequência disso foi sair da minha zona de conforto e passar a ser mais decidida, determinada e confiante nas minhas ações. Hoje, me sinto mais preparada para ingressar no mercado de trabalho e dar continuidade a minha construção acadêmica. Sem sombra de dúvidas essa foi a maior e melhor experiência de vida. Aproveito o momento para deixar os meus agradecimentos a todos que sempre estiveram torcendo por mim. Essa conquista foi coletiva e com toda certeza deixei um pouquinho do nosso curso, do Campo de Públicas NE, da nossa cultura e dos nossos valores na Argentina", concluiu.

(Assimp CDSA/UFCG - 29/09/2017)

registrado em:
Fim do conteúdo da página