Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFCG integra comitiva internacional de programa de intercâmbio no Canadá

UFCG integra comitiva internacional de programa de intercâmbio no Canadá

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 20h45 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 20h58 | Acessos: 3933

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das duas únicas instituições de ensino superior brasileiras a integrar a Missão de Colaboração 2019 do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP, da sigla em Inglês para Emerging Leaders in the Americas Program), que acontece até o próximo sábado, dia 16, no Canadá.

Com o objetivo de desenvolver acordos bilaterais, parcerias e mobilidade estudantil no âmbito do programa de intercâmbio, a missão irá visitar sete instituições de ensino superior canadenses nas cidades de Edmonton, Saskatoon, Regina, Brandon e Winnipeg.

A missão é formada por representantes de 14 países latino-americanos (Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Honduras, Jamaica, México, Paraguai, Peru, São Cristóvão e Nevis, e Uruguai).

Além da UFCG, representada pelo assessor internacional Michel François Fossy, a comitiva do Brasil é integrada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Entre os dias 17 e 20 de novembro, a missão participará da 53ª Conferência Anual do Bureau Canadense de Educação Internacional (CBIE, da sigla em Inglês para Canadian Bureau for International Education, em Winnipeg. O evento contará com a presença de representantes de instituições canadenses e internacionais, de governos provinciais e federais, bem como de associações educacionais nacionais.

ELAP

Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou mais de mil bolsistas brasileiros com bolsas de estudo na graduação, mestrado e doutorado em áreas de conhecimentos como Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida, Ciências Aplicadas, Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entre outras. A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

O ELAP tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses. Ao concluírem seus estudos no Brasil, muitos participantes do Programa retornaram ao Canadá para dar seguimento a um mestrado ou doutorado.

(Ascom UFCG, com informações da Embaixada do Canadá)

registrado em: